Ata da Reunião Itinerante de 23 de Junho de 2017
Aos vinte e três dias do mês de junho do ano de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na Escola Municipal Alcides de Souza, reuniram-se sob a Presidência do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, os seguintes Vereadores: David Barbosa Nogueira, Fábio Antonio Pires Jorge, Marcos da Silva Marques, Michelle Vieira Cabral da Silva, Paulo Celso Alves Pena, Rafael de Oliveira Tavares e Silvio Rogério Furtado da Graça.
O Presidente abriu a sessão convidando a todos para rezar a oração do Pai Nosso.
Logo após, fez as apresentações dos trabalhos da Câmara Municipal de Valença. Falou aos moradores que ouvirá as demandas da comunidade e que ao encerramento da reunião será feito um requerimento ao Prefeito.
O Vereador Celsinho do Bar agradeceu a presença de todos e criticou a entrada do bairro, pois os carroceiros jogam lixo e a estrada que liga o Bairro da Passagem a Osório. Agradeceu ao Prefeito pela iluminação e ao Deputado André Corrêa, pela melhoria da Estrada da Passagem. Mencionou que o avô do Presidente construiu a escola e o pai fez o posto de saúde. Pediu a construção de uma creche e uma quadra para o Bairro da Passagem. Agradeceu aos moradores pelo mutirão de limpeza no referido bairro.
O Vereador David Nogueira agradeceu a presença e todos e comentou sobre a função do Vereador e do Prefeito. Mencionou a importância da população na política nacional. Explicou que a reunião itinerante tem a finalidade de ouvir as demandas da população e levá-las ao Prefeito.
O Vereador Silvio Graça agradeceu a presença de todos e mencionou a história da parceria das famílias Graça e Corrêa. Falou que nos últimos dez anos a cidade ficou estagnada. Elogiou o Presidente Saulo Corrêa, que até a data atual já economizou mais de quinhentos mil reais, e que hoje não há brigas de Vereador com Prefeito e de Prefeito com o Deputado André Corrêa. Elogiou também o Prefeito Fernandinho Graça, que com seis meses de mandato já realizou muito por Valença.
O Vereador Prof. Rafael agradeceu a presença de todos e comentou que passou por dificuldades da população com relação aos políticos na eleição na Passagem. Falou que os Vereadores serão os interlocutores da população com o Prefeito. Mencionou sobre a importância do Vereador Celsinho do Bar no Bairro da Passagem, pois é um Vereador atuante.
O Vereador Fábio Antônio agradeceu a presença de todos, e fez um relato de esperança sobre a classe política, dizendo que há esperança, pois está havendo trabalho. Elogiou o trabalho do Vereador Celsinho no Bairro da Passagem. Fez menção ao desperdício dos gastos na Legislatura passada, e agradeceu ao Presidente Saulo Corrêa, pela economia já realizada em apenas seis meses de gestão. Agradeceu também à Mesa e à Direção da Casa, por estar elaborando a ata da reunião, e finalizando disse que o atual Diretor, Vinicio, continuará no cargo da Direção Geral da Casa, em seu mandato, quando assumir a Presidência, e irá procurar melhorar a Câmara Municipal de Valença.
A Vereadora Michelle Cabral agradeceu a presença de todos. Disse que Valença está vivendo um momento novo. Falou do novo pensamento da Câmara e que se posicionou como uma guerreira do ex-prefeito. Discordou do Vereador Sílvio Graça, dizendo que não se acha oposição ao atual Governo, pois está sendo parceira do mesmo.
O morador Wallace agradeceu a presença dos Vereadores e perguntou se todos os ausentes justificaram suas faltas.
O morador Claudinho elogiou o trabalho dos Vereadores, do Prefeito e do Vereador Celsinho do Bar; falou sobre o lixão na entrada do bairro; pediu a construção de uma creche e mais um horário de ônibus à noite.
O Vereador Celsinho do Bar falou que já esteve com o empresário, e que o mesmo já se comprometeu em colocar mais um horário, após o asfaltamento da Passagem.
O Vereador David Nogueira mencionou as brigas da empresa com diversos órgãos; falou que há diversas reclamações e que a Câmara estará tomando as devidas medidas, inclusive judiciais.
O Vereador Prof. Rafael falou que tentará um entendimento com a empresa de ônibus.
A Senhora Rosimar solicitou um pediatra para o posto de saúde, pois o médico que está atuando no posto não atende crianças; disse que o médico se chama Dr. Rogério Horta, e que só atende 10 pacientes por dia, no posto.
O Vereador Silvio Graça explicou que a Secretária de Saúde está passando por dificuldades, pois a maior parte dos médicos era da Cruz Vermelha, e está havendo uma demora para sanar a situação da saúde valenciana; disse que em mais trinta ou sessenta dias estará resolvida a questão da OS.
O Vereador Prof. Rafael explicou a situação da OS e do decreto emergencial que trata da saúde.
O Vereador Celsinho do Bar falou à população que vem pedindo melhorias ao Prefeito para o posto de saúde.
O morador Theo falou que no período de chuvas há problemas com enchentes; pediu a limpeza dos córregos duas vezes por ano.
O morador Carlos Alberto disse que gostaria de saber sobre o asfalto; pediu que a Agência dos Correios atendesse ao Bairro da Passagem.
O Presidente Saulo Corrêa mencionou que já conseguiu 210 carretas de escória e que o Deputado André Corrêa irá se empenhar para que o asfalto vire uma realidade.
Com relação ao Correio, o Vereador Celsinho do Bar irá fazer um requerimento.
A moradora Elizabeth Serafim reclamou de um esgoto a céu aberto na Rua Projetada B.
O Vereador David Nogueira comentou sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, que fala do tratamento do esgoto, e que já existe uma comissão na Prefeitura que está empenhada no Plano.
O Sr. Gilberto Crispim gostaria de saber sobre o escoamento de água no bairro, pois há residências em risco.
O Vereador Celsinho do Bar disse que irá trazer a Comissão de Obras da Prefeitura, e irá levar a demanda ao Prefeito.
O Vereador Fábio Antônio falou sobre um requerimento independente ao Deputado André Corrêa, para tentar viabilizar o problema do escoamento de água, através do Projeto Limpa Rio.
O morador Manico reclamou que nenhum político cuidou do rio que abastece Valença; pediu ao Poder Público a limpeza e cuidado com o rio.
O morador Dico falou que o asfalto é um sonho, e perguntou se realmente o asfalto irá acontecer; disse que se o mesmo não acontecer, todo o serviço já realizado será perdido.
O Vereador Prof. Rafael falou que irá se empenhar muito para que o asfalto vire uma realidade.
O morador Wallace pediu que o Poder Público, pelo menos, conserve o serviço que já foi realizado.
O Vereador Celsinho do Bar falou que continuará batalhando até o asfalto vir para o bairro.
O Presidente Saulo Corrêa disse que o trabalho já realizado não será perdido; pediu um voto de confiança à população, dizendo que irá trabalhar muito pelo asfalto e que não irá virar as costas para a população da Passagem.
O morador Carlinhos reclamou que o médico que atende o bairro só atende dez pacientes e que depois fica pelo bairro e não atende mais morador algum.
A moradora Tânia solicitou uma limpeza e capina e melhorias no calçamento da Rua Projetada B.
O morador Joaquim reclamou de um poste que está caindo na estrada da subida da serra.
O morador Wallace perguntou quem irá realizar o serviço de canaletas e de caixa de águas pluviais na estrada.
A moradora Maristela perguntou quanto já foi gasto na obra até agora.
O Presidente Saulo Corrêa disse que assim que estiver publicado no Portal da Transparência, irá passar a informação ao Vereador Celsinho do Bar.
O morador Paulo elogiou o trabalho do Vereador Celsinho do Bar, que fica à disposição dos moradores do Bairro da Passagem.
O Vereador David Nogueira falou que com seis meses de mandato já vem para o Bairro da Passagem, e que estará trabalhando com a Câmara de Vereadores e com o Vereador Celsinho do Bar.
O Vereador Marquinho da Saúde se desculpou pelo atraso; disse que o documento será encaminhado ao Prefeito; falou que uma obrigação dos Vereadores é ouvir a população, e que encaminhará a todos os órgãos competentes que a maior demanda da Passagem é o asfalto. Comentou sobre o desempenho do Deputado André Corrêa, em tentar resolver as demandas da Serra da Glória e da Passagem.
A Sra. Maria Aparecida reclamou de um buraco que está prejudicando os moradores da estrada da subida da serra, e que no período de chuvas, a estrada ficará intransitável.
O morador Haroldo falou sobre o número de moradores no bairro, e que há muitos terrenos que não são cuidados, e a Prefeitura não notifica os proprietários para que os mesmos cuidem desses terrenos.
O Vereador David Nogueira falou que a Câmara irá abordar os Códigos com os terrenos e carros abandonados nas ruas. Disse que é uma nova legislação que será revista. Falou também que o Bairro da Passagem precisa de um crescimento ordenado.
O Vereador Marquinho da Saúde esclareceu à população sobre a questão do médico no posto de saúde; sugeriu à população que vá ao Pronto-Socorro do Hospital Escola; disse que irá pedir à Secretária de Saúde para que o médico aumente o número de atendimento no bairro.
O morador Moisés perguntou por que a Prefeitura não possui mais os maquinários para a manutenção das estradas de Valença.
O Presidente Saulo Corrêa informou que o Prefeito encontrou a frota danificada, e que com o tempo, as estradas serão atendidas.
A moradora Fabiana reclamou de goteiras na escola e sugeriu a construção de um parquinho para as crianças na escola da Passagem.
O Vereador Prof. Rafael disse que irá encaminhar a reclamação ao Prefeito.
O Vereador Celsinho do Bar pediu para que a empresa de coleta de lixo passe mais de uma vez por semana; pediu também a construção de uma praça no terreno da Prefeitura, próximo ao Bar do Cleiton.
Um morador reclamou da parte elétrica, fezes de morcego e serviços de alvenaria na escola.
O funcionário da escola agradeceu à atual Secretária de Educação, pelo material de construção que foi enviado à escola, para que a Marinha atendesse às demandas da mesma.
Solicitaram a reativação da caixa de correio que havia no Bar do José Luiz, localizado na Estrada da Passagem, no. 5512.
Nada mais havendo a tratar, o Presidente Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião. Eu, E eu, 23 de Junho de 2017. , Élio Vinicio de Carvalho, que redigi e digitei. , Paulo Celso Alves Pena, subscrevo. Valença-RJ,