Ata da Reunião Itinerante de 19 de Maio de 2017

Ata da Reunião Itinerante na Comunidade da Serra da Glória e adjacências, realizada no dia 19 de Maio de 2017.

Aos dezenove dias do mês de maio do ano de dois mil e dezessete, às dezoito horas, nesta cidade de Valença, Estado do Rio de Janeiro, na Escola Municipal Santo Antônio, no Bairro Serra da Glória reuniram-se sob a Presidência do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, os seguintes Vereadores: Fabiani Medeiros Silva, Fábio Antonio Pires Jorge, Marcelo Moreira de Oliveira, Marcos da Silva Marques, Paulo Celso Alves Pena, Pedro Paulo Magalhães Graça e Rafael de Oliveira Tavares.

Logo após, o Presidente abriu os trabalhos, agradecendo a presença de todos os moradores e Vereadores presentes, passando a palavra ao Vereador Pedro Graça.

O Vereador agradeceu ao Deputado André Corrêa, pelo maquinário adquirido junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, para a retirada da barreira que tanto aflige os moradores daquela comunidade.

Em seguida, o Vereador Marquinho da Saúde comentou sobre os problemas do bairro, como transporte e também da retirada da barreira; também elogiou o desempenho do Deputado André Corrêa em resolver o problema da barreira.

O Vereador Saulo Corrêa esclareceu aos moradores que as obras ainda não foram iniciadas devido à liberação de licenças ambientais e locais para a terra que será retirada.

O Vereador Celsinho do Bar mencionou um encontro em que pediu ao Deputado André Corrêa sobre o asfalto do Bairro da Passagem e a retirada da barreira da Serra da Glória. Citou diversas melhorias que a família Corrêa realizou no Bairro da Passagem.

O Vereador Marcelo Moreira comentou sobre a importância de sair do Distrito de Santa Isabel para prestigiar a reunião na Serra da Glória. Disse que não é Vereador de distrito, e sim de Valença. Agradeceu a presença do Presidente da Associação de Moradores da Serra da Glória e pediu ao mesmo que relatasse as demandas da comunidade.

O Presidente da Associação disse que já esteve com o Prefeito Municipal, e que o mesmo daria atenção especial à obra; comentou também sobre as casas que foram atingidas pela barreira e sobre os moradores que ocupavam as mesmas.

O Vice- Presidente da Associação de Moradores mencionou a dificuldade de acesso de todas as comunidades adjacentes, em passar pela barreira; mencionou também que esteve com o Prefeito, e que o mesmo confirmou o início das obras, e que não iria soterrar casa alguma.

Um morador do bairro reclamou de uma manilha que se encontra quebrada na Comunidade da Pedra Santa e também da dificuldade de acesso até a mesma.

Outro morador mencionou a dificuldade que a Prefeitura tem em manter as estradas vicinais, devido às cercas de arame ficar muito próximas às estradas, principalmente na localidade denominada Alto Sereno. Este morador pediu aos Vereadores presentes para conversarem com um senhor chamado Mauro, e verificar com o mesmo uma permissão para que a terra retirada da barreira seja colocada em sua propriedade.

Dona Elisabeth, moradora da Comunidade da Pedra Santa, autorizou a colocação de a terra retirada da barreira em sua propriedade.

O Vereador Prof. Rafael propôs aos presentes a confecção de um requerimento em conjunto com os demais Vereadores, para que possam encaminhar ao Prefeito Municipal as demandas do bairro.

O Vereador Fábio Antônio se solidarizou com os seus pares; agradeceu ao Deputado André Corrêa pelo maquinário para a retirada da barreira; comentou sobre a importância da Associação de Moradores para os bairros de Valença.

Uma moradora pediu que os Vereadores solicitassem ao Prefeito a retida de uma barreira que caiu próxima à Igreja Assembleia de Deus, sentido a Lacerda.

O Vice-Presidente da Associação de Moradores solicitou aos moradores que encaminhem suas demandas à referida Associação, para que a mesma as encaminhem aos órgãos competentes. Solicitou também que os Vereadores encaminhem um requerimento à empresa responsável pelo recolhimento do lixo em Valença, para que sejam colocados dois latões de lixo na Comunidade da Pedra Santa, e mais um latão próximo à escada que dá acesso ao bairro.

Nada mais havendo a tratar, o Presidente Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva deu por encerrada a reunião. Eu, , Rosângela Maria Garcia Farany, Agente Técnico Legislativo, que redigi e digitei. E eu, , Pedro Paulo Magalhães Graça, 2o. Secretário, subscrevo. Valença-RJ, 19 de Maio de 2017.