Sessão Solene - Dia 28 de novembro de 2019

por vla última modificação 06/02/2020 19h11
Ata da Sessão Solene de Entrega de Moções de Aplausos e Títulos de Mérito Municipal, Benemérito do Município e Cidadão Valenciano, realizada no dia 28 de Novembro de 2019.

Aos vinte e oito dias do mês de novembro do ano de dois mil e dezenove, às dezenove horas, nesta cidade de Valença, Estado do Rio de Janeiro, no Hotel Palmeira Imperial, situado à Rua Nossa Senhora Aparecida, no. 1111, Bairro Aparecida, o mestre de cerimônias, José Alex cumprimentou a todos, desejando que todos fossem bem vindos a essa Sessão Solene da Câmara Municipal de Valença, cuja finalidade é a outorga de Moções de Aplausos, Diplomas, Medalhas e Títulos Honoríficos, em reconhecimento à imensa contribuição e relevantes serviços prestados por várias personalidades ao Município de Valença.

Convidou para compor a Mesa de Trabalhos o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valença, Fábio Antônio Pires Jorge (Vereador Fábio Antônio), o Exmo. Sr. Vice-Presidente, Pedro Paulo Magalhães Graça (Vereador Pedro Graça), o Exmo. Sr. 1o. Secretário, Rafael de Oliveira Tavares (Vereador Prof. Rafael), o Exmo. Sr. David Barbosa Nogueira (Vereador David Nogueira), a Exma. Sra. Fabiani Medeiros Silva (Vereadora Fabiani Vasconcellos), o Exmo. Sr. Marcelo Moreira de Oliveira (Vereador Marcelo Santa Isabel), o Exmo. Sr. Marcos da Silva Marques (Vereador Marquinho da Saúde), o Exmo. Sr. Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva (Vereador Saulo Corrêa) e o Exmo. Sr. Silvio Rogério Furtado da Graça (Vereador Silvio Graça).

Em seguida, convidou o Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça para compor a Mesa de Trabalhos.

Registrou a presença das seguintes autoridades: o Comandante do Esquadrão Tenente Amaro, Major Marques, a Secretária Municipal de Administração, Denise de Jesus Silva Souza, a Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida de Almeida, o Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária, Edimar Paschoal Xavier e o Sr. Juvenal Vitor de Carvalho, Vereador de Rio Preto.

Logo após, convidou todos os presentes para que ficassem de pé, para a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Valença.

Em seguida, passou a palavra ao Presidente da Câmara Municipal de Valença, Vereador Fábio Antônio Pires Jorge, para que desse início à solenidade.

O Presidente cumprimentou a todos, agradeceu a Deus, por esse momento e pediu desculpas aos convidados que estão de pé. Registrou que a Câmara Municipal de Valença foi a única Câmara, dentre os 92 municípios do Estado, que foi condecorada pelo Tribunal de Contas do Estado. Frisou que em três anos consecutivos, a Câmara Municipal de Valença, em proporcionalidade, economizou recursos públicos, cumprindo com suas obrigações, recorde no País. Fez menção à presença do Prefeito Mário Esteves, de Barra do Pirai. Agradeceu ao Prefeito Fernandinho Graça, pela parceria que vem tendo com a Câmara Municipal.

O mestre de cerimônias, José Alex, registrou também a presença da Dra. Soraia Graça, Secretária Municipal de Saúde.

Em seguida, passou a palavra ao Prefeito Fernandinho Graça.

O Prefeito cumprimentou a todos. Disse que só tem que agradecer à Câmara, pois governar da maneira que está sendo, com Câmara parceira, é bem mais fácil. Agradeceu a todos os Secretários presentes, também participando diretamente dessa administração.

Logo após, o mestre de cerimônias, José Alex informou que os títulos outorgados aos cidadãos e cidadãs aqui presentes foram propostos pelos Exmos. Vereadores e pelas Exmas. Vereadoras, através de Resoluções votadas nas Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Valença; e é uma demonstração de compromisso e valorização a quem fez e continua fazendo em prol do crescimento do Município de Valença.

Em seguida, passou para as homenagens.

Convidou o Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva (Saulo Corrêa) para entregar as Moções de Aplausos aos seus homenageados: Sra. Renata Andrade Leite e Sra. Luciana Aparecida Ferreira Lacerda Paiva, Diretoras do Colégio Estadual Theodorico Fonseca; Sr. Élio Vinício de Carvalho e o Dr. Fábio Batista, representantes da augusta e respeitável Loja Simbólica 08 de Dezembro; Sr. Paulo Fernando Moraes (Chico da Serra); Sr. Sebastião Costa; guarda-parques Rafael Landeira Bastos, Célio Bernardo da Silva, Edinei Nascimento Júnior, Rodrigo da Silva Santos e Lúcio Fábio Cezar do Nascimento; Diretoria da UNIFAA – Curso de Direito, representada pela Professora Laura Dutra de Abreu; representante da Associação Comercial, Rural, Industrial e Turística de Conservatória – ACRITUR, Mauro Contrucci.

O mestre de cerimônias, José Alex, convidou o Vereador Rafael de Oliveira Tavares (Prof. Rafael), representando a Vereadora Michelle Vieira Cabral da Silva (Michelle Cabral) para entregar as Moções de Aplausos aos seus homenageados: Policiais Militares Renato Menezes Alves e Gustavo Schrim; Sr. Rafael Barros Furtado da Silva, representando o Centro de Ensino Superior de Valença – CESVA/FAA; Médico Veterinário Dr. Junio Marcos Paulino; Dr. Jorge Henrique Sacramento Conceição, representado pelo Dr. Junio Marcos Paulino; representante de todos os garis da Empresa Atitude Assessoria Ambiental Ltda, Sr. Ivan Ferreira do Amaral; Sra. Ruth de Almeida; Professor Rafael de Oliveira Tavares, cuja Moção lhe foi entregue pelo Sr. Élio Vinício de Carvalho. O Vereador Prof. Rafael entregou o Título Honorífico de Benemérita Municipal à Sra. Edna de Mello.

O mestre de cerimônias passou a palavra ao Vereador Prof. Rafael, que cumprimentou a todos e justificou a ausência da Vereadora Michelle Cabral. Aproveitou para parabenizar todos os seus homenageados.

O mestre de cerimônias convidou o Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça (Pedro Graça) para fazer a entrega de Moção de Aplausos aos seus homenageados: Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça e a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Soraia Furtado da Graça, pela inauguração da Academia da Saúde, na Praça da Juventude, no Distrito de Parapeúna; Sra. Vera Lúcia Garcia de Almeida, representada pelo Miguel; Sra. Maria Aparecida de Almeida Portugal. O Vereador também entregou o Título Honorífico de Cidadão Valenciano aos Srs. Joaquim Fontes Portugal Filho e Gilberto de Souza Pereira.

O mestre de cerimônias pediu que o Vereador Pedro Graça continuasse, para representar o Vereador Paulo Celso Alves Pena (Celsinho do Bar) e entregar as Moções de Aplausos aos seus homenageados: representante dos Enfermeiros(as) e Técnicos (as) de Enfermagem do Hospital Maternidade UNIFAA, a Diretora de Enfermagem, Enfermeira Marcela Frias Graça; representantes dos Enfermeiros (as) e Técnicos (as) de Enfermagem do Centro Integrado de Nefrologia e Diálise – CINED, Fernanda e Vitor. O Vereador Pedro Graça proferiu algumas palavras, agradecendo a Deus esse momento extraordinário que vive e saudou o Prefeito, seu primo Fernandinho Graça e seus pares.

O mestre de cerimônias convidou o Vereador Fábio Antônio Pires Jorge (Fábio Antônio) para fazer a entrega de Moção de Aplausos aos seus homenageados: equipe SENAI/FIRJAN: Mônica Almeida Leone, José Orlando Pinto Gomes, Charles da Fonseca Cleto, Fernanda Belchior Alves de Oliveira Matos, Edmar de Oliveira Souza e Felipe Wandork Fernandes dos Santos; Guarda Municipal Gianni de Paula Nogueira. O Vereador também entregou o Título Honorífico de Benemérito Municipal aos Srs. Rodrigo Ribeiro Jannuzzi e Carlos Magno Silva e Souza. O Vereador ainda entregou o Diploma de Mérito Municipal à Gerente Operacional, Sra. Mônica Almeida Leone e sua equipe do SENAI/FIRJAN: José Orlando Pinto Gomes, Charles da Fonseca Cleto, Fernanda Belchior Alves de Oliveira Matos, Edmar de Oliveira Souza e Felipe Wandork Fernandes dos Santos; Vice- Presidente Sra. Elizabete Pereira Barbosa Alves, representada pelo Sr. Carlos Magno e funcionários presentes do Hospital Gustavo Monteiro Junior. O Vereador entregou o Título Honorífico de Cidadão Valenciano/Cidadã Valenciana aos seus homenageados: Carlos Marmelo de Souza, Rita de Cássia Ribeiro Jannuzzi, Elenice Vasconcellos Gomes Alves e Luiz Henrique Hott Ramos. O Vereador Fábio Antônio fez uso da palavra, tecendo comentários sobre seus homenageados.

O mestre de cerimônias convidou o Vereador Marcelo Moreira de Oliveira (Marcelo Santa Isabel) para fazer a entrega de Moção de Aplausos aos seus homenageados: Gestor Jean Fábio de Carvalho e os Guarda-Parques do Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza: Luiz Fernando Alves, Leonardo Rocha, Carlos Vinicios Aroca, Marcos Vinicius Soares e Fabrício de Azevedo Dias. O Vereador também entregou o Título Honorífico de Cidadão Valenciano ao Sargento Itamar Barbosa Cardoso. O Vereador Marcelo Santa Isabel usou a palavra, cumprimentando seus conterrâneos isabelenses e agradecendo todos os presentes.

O mestre de cerimônias convidou o Vereador Marcos da Silva Marques (Marquinho da Saúde) para fazer a entrega de Moção de Aplausos aos seus homenageados: Policial Civil, José Carlos Pereira Neto e Policiais Militares, Michelle de Oliveira Aleixo Pinto e Paulo José Abrantes Pinto; representante do Canto de Caridade Caboclo Ventania, Daniel Silva Rosa; representante do Restaurante Pense Verde, Bruna Bastos; Presidente, Pedro Neto e Diretoria do Conselho de Defesa do Meio Ambiente, Alan Raimundo Resende e Luiz Antônio de Araujo. O Vereador também fez a entrega de Título Honorífico de Benemérito Municipal aos seus homenageados: Sr. Antônio Carlos de Sant’Anna da Rocha e Sr. Luiz Eduardo dos Reis. O Vereador ainda entregou o Título Honorífico de Cidadão Valenciano/Cidadã Valenciana aos seus homenageados: Sr. Álvaro José Lemos Bueno, Sra. Ana Alice Matias Bueno, Sr. José Eduardo Ramalho, Sra. Sônia Regina Lucas Ramalho, Sra. Fátima Cespes Ferreira (Fatinha do Vadinho), Sr. Roberto Velasque Marcelino e Sra. Helena Cajueiro Marcelino. O Vereador Marquinho da Saúde fez uso da palavra, tecendo comentários sobre as homenagens prestadas.

O mestre de cerimônias convidou a Vereadora Fabiani Medeiros Silva (Fabiani Vasconcellos) para fazer a entrega de Moção de Aplausos aos seus homenageados: Sr. Marcos da Silveira Mello; Sra. Anna Christina Souza Valladares; representante do Sr. Mário Luiz Silva; Sra. Sônia Mautone Rachid; Sr. Adriano Novaes; representante do Conservatória Futebol Clube, Sr. Carlos Gabriel; representantes do Comando do 10o. Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro: Comandante Coronel Robson Maia, Sub-Comandante Major Cares e Tenente Rafael Iglesias; atletas Carlos Henrique Carvalho Costa e Igor de Melo dos Reis; Sr. Leonardo Pançardes; Diretor do Hospital Gustavo Monteiro Junior, Sr. Carlos Magno Silva e Souza; funcionários do NASF membros da equipe da Estratégia da Saúde da Família - ESF do Bairro São Francisco: Eliana Ouchana e Camila B. Franck; Exmo. Prefeito de Barra do Pirai, Sr. Mário Reis Esteves; Secretária Municipal de Educação, Sra. Maria Aparecida de Almeida; Sr. Noadir Floriano; equipe do setor de calçamento municipal: Cláudio Mariano, Ivanildo de Lima Esteves, Paulo César Grijó e Amarildo Lisboa; equipe do setor de esgoto municipal: Adriano Medeiros dos Santos e José Antônio Vicente Carneiro; representante do Canto de Caridade Caboclo Ventania, Sr. Daniel Silva Rosa; representantes da equipe da Estratégia da Saúde da Família – ESF do Distrito de Barão de Juparanã: Jean de Oliveira e Natália dos Reis B. Borges. A Vereadora também entregou o Título Honorífico de Benemérito (a) Municipal ao Sr. Márcio do Vale Telemos e Sra. Rosa Helena de Oliveira. A Vereadora entregou o Diploma de Mérito Municipal ao Sr. Marcos da Silveira Melo e ao Sr. Daniel Silva Rosa. A Vereadora ainda entregou o Título Honorífico de Cidadão/Cidadã Valenciano (a) ao Sr. Lauro Roberto dos Santos e à Sra. Rosângela Alves da Costa, que também recebeu a Medalha Mulher Expressão Valenciana. A Vereadora fez uso da palavra.

O mestre de cerimônias convidou o Vereador David Barbosa Nogueira (David Nogueira) para fazer a entrega de Moção de Aplausos aos seus homenageados: Frei Geraldo Magela; Policiais Militares: Sub-Tenente Jairo, 2o. Sargento Grijó, Cabo Rodrigo, Cabo Frederico, Cabo Arley e Cabo Reimbinski; gestora do Posto de Vistoria do DETRAN, unidade de Valença/RJ, Sra. Flávia Ramalho Ramos Nogueira e o Sr. Cláudio Alexandre; Sra. Maria Carollina Soares Guimarães; Sr. Ilguiner Fontes Gonçalves (Guigo); Sr. Luiz Henrique Luth, representando a Sra. Luiza Luth; Reverendíssimo Padre Damião da Cruz. O Vereador também fez a entrega do Diploma de Mérito Municipal ao Frei Cruz, representante da Fazenda Santo Antônio do Paiol. O Vereador ainda entregou o Título Honorífico de Cidadão/Cidadã Valenciano (a) ao Padre Henrique Azevedo Garcia, Sra. Flávia Ramalho Ramos Nogueira, Sr. Denis Fabiano de Oliveira e Sr. Jarbas de Oliveira Neto. O Vereador fez uso da palavra.

O mestre de cerimônias convidou o Vereador Rafael de Oliveira Tavares (Prof. Rafael) para fazer e entrega de Moção de Aplausos aos seus homenageados: representante da equipe da Estratégia da Saúde da Família, Unidade de Conservatória, Sra. Beatriz Miguel Murat; Enfermeira Bárbara Pinto de Carvalho, da equipe de Estratégia de Saúde da Família, unidade Distrito de Parapeúna; funcionários da equipe de Estratégia da Saúde da Família, unidade Jardim Valença: Enfermeira Ana Carolina Barreto Pinto, Cirurgiã Dentista Dra. Beatriz Francischeti Cardoso, Técnica de Enfermagem Elisângela de Oliveira Reis, Auxiliar de Saúde Bucal Érica Pontes, Agentes Comunitárias de Saúde: Simonia Bruno, Regina Sineiro Guedes Alves, Maria Luiza da Cruz Mello, Aparecida Maria Lopes de Medeiros, Sandra Fátima Alves Couto e Gisele Pinto Victorino; equipe de Estratégia de Saúde da Família, unidade Parque Pentagna: Agentes Comunitárias de Saúde: Valéria Cristina Ramos Gracioso Rodrigues, Sarah Rodrigues dos Santos, Eva Osmarina Adão, Marcela Alves Matheus, Maria Regina Alves de Oliveira, Anádia Lúcia da C. Alves, Daura C. Rodrigues e Sheila N. Oliveira; representante da Paróquia Santa Rosa de Lima, Padre Juvenal; representante da Igreja Bom Pastor, Reverendíssimo Padre Henrique; representantes do Ministério Unção Dobrada da Água Fria, Pastor Edinho e Pastora Tamiris; representante do Curso Wizard, Sr. Thiago Chuva Lameira; Sr. Ivan Martins; Secretária Municipal de Administração, Sra. Denise de Jesus Silva Souza; equipe de servidores municipais: Aline Alves Borges, Angélica dos Santos Oliveira Ribeiro, Diogo da Silva Ávila, Paulo Teixeira da Silva e Júlio de Moraes Costa. O Vereador também entregou o Título de Cidadão/Cidadã Valenciano (a) à Sra. Maria das Graças Ferreira, representando a Sra. Lila Duque Hoshi, Sr. Diego Alves, representando o Sr. André Ricardo Silva Pinto, Sr. João Ricardo Lopes Carneiro, Sra. Maria das Graças de Menezes e Souza Ferreira, Sra. Alessandra Cristina Carvalho e Sra. Sávia Midiã Florindo Pereira de Brito.

O mestre de cerimônias convidou o Vereador David Nogueira para fazer a entrega do Título Honorífico de Cidadã Valenciana à Sra. Luiz Gonçalves de Souza, representada pelo Sr. Luiz Henrique Luth. Entregou também a Moção de Aplausos ao representante da Fazenda Santa Rosa, produtora da Cachaça Santa Rosa. O mestre de cerimônias convidou o Vereador Fábio Antônio, representando o Vereador Saulo Corrêa, para fazer a entrega de Moção de Aplausos ao representante do Curso de Recursos Humanos da UNIFAA, Sr. Carlos Antônio da Silva Carvalho.

O mestre de cerimônias convidou o Vereador Silvio Rogério Furtado da Graça (Silvio Graça) para fazer a entrega de Moção de Aplausos aos seus homenageados: Secretário de Agricultura da Prefeitura Municipal de Valença, Sr. Edimar Pascoal Xavier; representantes da Defesa Civil deste município: Francis Esteves Machado, Marcos Augusto Romeiro Pires e Valmir Lasnor da Silva; Dra. Danielle Cruz Torres Soares; Vice-Presidente Sr. João Juarez Dias e demais membros da primeira diretoria da Associação Cultural e Turística de Barão de Juparanã – ACTur: Eronildo José da Silva, Ilza Oliveira Silva, Hilda dos Santa Silva, Osvaldo José de Paula, Luiz Garcia da Silva, Elaine Ferreira da Fonseca e Ozaida Almeida da Silva Duque. O Vereador também entregou o Título Honorífico de Benemérito Municipal aos seus homenageados: poeta e escritor Lucas da Silva Carvalheiro; Sr. Luiz Carlos Alves Ferreira, Chefe da Defesa Civil Municipal; Srs. Carlos Furtado de Souza Junior (Cacá) e Carlos Miguel de Souza. O Vereador fez uso da palavra.

Em seguida, o mestre de cerimônias, José Alex, passou a palavra ao Presidente da Câmara Municipal de Valença, Vereador Fábio Antônio, para fazer suas considerações finais, que desejou boa noite a todos e agradeceu pela presença.

O Presidente Fábio Antônio passou a palavra ao mestre de cerimônias, que parabenizou todos os homenageados, desejou boa noite a todos e convidou para curtir a festa. Eu, , Rosângela Maria Garcia Farany, Agente Técnico Legislativo, que redigi e digitei. E eu, , Rafael de Oliveira Tavares, 1o. Secretário, subscrevo. Valença-RJ, 28 de Novembro de 2019.