1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA - SOLENE POSSE BIÊNIO 2019/2020 DIA 03 DE JANEIRO DE 2019

por vla última modificação 06/08/2019 08h22
Ata da Sessão Solene de Posse da Mesa Diretora para o Segundo Biênio, realizada no dia 03 de janeiro de 2019

Aos três dias do mês de janeiro do ano de dois mil e dezenove, às dezoito horas, nesta cidade de Valença, Estado do Rio de Janeiro, em sua sede à Praça XV de Novembro, 676, na sala do Plenário, reuniram-se à Câmara Municipal de Valença os Exmos. Edis: Aloysio Saulo Maria Infante de Jesus Breves Beiler, David Barbosa Nogueira, Fabiani Medeiros Silva, Fábio Antonio Pires Jorge, Marcelo Moreira de Oliveira, Marcos da Silva Marques, Michelle Vieira Cabral da Silva, Paulo Celso Alves Pena, Pedro Paulo Magalhães Graça, Rafael de Oliveira Tavares, Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva e Silvio Rogério Furtado da Graça.

Dando início à Sessão, o mestre de cerimônias, Sr. Élio Vinício de Carvalho cumprimentou a todos e disse que é com grande honra e satisfação que esta Câmara Municipal os recebe nesta noite, para a realização da Sessão Solene de Posse da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos desta Casa Legislativa no biênio de 2019/2020.

Em seguida, convidou o Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Vereadores de Valença, o Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, para assumir a Presidência da Mesa Diretora.

Dando prosseguimento, convidou os demais Edis integrantes da Mesa Diretora, para que tomassem assento em seus respectivos lugares: Vice-Presidente, Aloysio Saulo Maria Infante de Jesus Breves Beiler, lª. Secretária, Fabiani Medeiros Silva e 2º. Secretário, Pedro Paulo Magalhães Graça.

Logo após, convidou para fazer parte da Mesa dos Trabalhos, o Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça.

Convidou também o Secretário de Esporte e Lazer, Sr. Rômulo Milagres Ribeiro, o Secretário de Governo, Sr. Hiram de Avellar Pinto Junior, o Vice-Prefeito, Sr. Hélio Lemos Suzano Junior, a Secretária de Administração, Sra. Denise de Jesus Silva Souza, o Major Rafael Barbosa, o Tenente-Coronel Ângelo Moreira, a Secretária de Fazenda, Sra. Rosemeri César de Souza, o Sr. Antônio Carlos Arbex, Presidente em exercício da FAA, o Sr. Sebastião Vieira, Presidente da ACIVA e o Sr. Calixto. Capitão do Esquadrão Tenente Amaro.

Registrou a presença do ex-vereador Braz Carteiro, do Dr. Fábio Jorge, da Mariinha e do eterno Vereador Vitinho.

Convidou a todos para ficarem de pé, para fazerem o oração do Pai Nosso e, em seguida, a execução do Hino de Valença e do Hino Nacional Brasileiro.

Passou a palavra ao Exmo Sr. Presidente Saulo Corrêa, para que proceda a abertura oficial da Sessão Solene de Posse da Nova Mesa Diretora, para o biênio 2019/2020, bem como proceda seu discurso de encerramento como Presidente desta Casa.

O Presidente Saulo Corrêa cumprimentou a todos. Agradeceu a Deus e todos os membros da Mesa, por este tempo que estiveram com ele. Comentou sobre recursos economizados por esta Casa, que foram para os hospitais. Fez menção ao retorno de recurso para a Prefeitura para completar a folha de pagamento dos funcionários, referente ao mês de setembro e para terminar as obras de quatro PSFs. Informou que a devolução de recurso nesses dois anos soma mais de dois milhões e seiscentos mil reais. Fez menção às reuniões itinerantes realizadas por esta Casa. Comentou que esta Casa Legislativa ficou em 7º lugar nas Melhores Práticas de Gestões Públicas, que contou com a apresentação do Vereador David Nogueira. Fez menção ao futuro Presidente desta Casa, Vereador Fábio Antônio. Fez menção também ao PROCON nas instalações desta Casa. Desejou a todos um Feliz Ano Novo.

Convidou para tomar seu lugar como Presidente do Legislativo Valenciano, o Vereador Fábio Antônio Pires Jorge, eleito para gerir os trabalhos da Câmara no biênio 2019/2020.

O Presidente Fábio Antônio Pires Jorge agradeceu ao Vereador Saulo Corrêa, aos colegas Vereadores, ao Sr. Prefeito Municipal, às demais autoridades e às pessoas aqui presentes. Disse que como primeiro ato deste mandato que se inicia, gostaria da dar posse aos seus colegas eleitos da Mesa Diretora, começando pelo Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça (Vice-Presidente), Rafael de Oliveira Tavares (1º. Secretário) e Paulo Celso Alves Pena (2º. Secretário). Disse que agradece primeiramente a Deus. Pediu desculpas, se a emoção lhe tomar conta. Falou que é um prazer estar participando dessa Câmara, uma Câmara diferenciada. Disse que tem orgulho por ter sido presidido pelo Vereador Saulo Corrêa, que “tocou” esta Casa com austeridade e seriedade com dinheiro público. Fez menção ao seu pai e ao seu irmão, que veio do sul. Informou que seu comprometimento vai ser muito grande com Valença e com os distritos. Agradeceu a todos e disse que espera não decepcionar ninguém. Disponibilizou a palavra aos seus colegas da Mesa Diretora.

O Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça (VicePresidente) cumprimentou a todos. Fez referência à sua esposa, ao seu motorista e ao seu amigo, Victor Couto (Vitinho), comentando sobre o mesmo. Disse que foi uma honra sentar nesta Mesa com o Vereador Saulo Corrêa. Lembrou a primeira reunião que tiveram com o Deputado André Corrêa, dizendo que ele é um homem ímpar nesta cidade e fez muito pela mesma. Relatou a grande vitória na eleição do Deputado Luiz Antônio, que vai ser de grande valia para esta cidade. Comentou sobre a posse do Presidente Jair Bolsonaro. Falou que precisam buscar o diálogo. Agradeceu a Deus por participar dessa Mesa com o Vereador Saulo Corrêa e agora com o Vereador Fábio Antônio.

O Vereador Rafael de Oliveira Tavares (1º. Secretário) cumprimento a todos. Disse que hoje é um dia único. Falou que o Vereador Fábio Antônio é um exemplo. Comentou sobre o dia especial, por estar ao lado do Presidente Fábio Antônio, com uma caneta na mão, assinando uma dotação orçamentária de mais de quatro milhões de reais. Fez menção à economia feita por esta Casa nesses dois anos, dizendo que a economia tem que continuar. Fez um apelo à Comissão de Educação e Cultura e à Comissão de Obras, Serviços Públicos e Transportes Coletivos. Fez menção ao projeto de intérprete de libras em solenidades públicas. Fez menção também à parceria da Câmara com o Prefeito Municipal. Disse que tem orgulho de ser aliado do Deputado André Corrêa, e ninguém pode julgar ninguém, cabendo a Justiça fazê-lo. Falou que 2019/2020 será muito melhor.

O Vereador Paulo Celso Alves Pena (2º. Secretário) cumprimentou a todos. Fez menção à sua chegada nesta Casa em 2009, quando o Presidente Fernandinho Graça devolveu um milhão de reais à Prefeitura. Fez menção à devolução do Presidente Saulo Corrêa, nesses dois anos, no valor de dois milhões e seiscentos mil reais. Fez menção também à recuperação do CAUC, pois com o mesmo pode conseguir verbas federais. Fez menção ainda ao trabalho do Prefeito Fernandinho Graça, que olha por esta cidade com mais carinho. Mencionou sobre os problemas da cidade e sobre as melhorias que conseguiu para seu bairro.

Em seguida, o Presidente Fábio Antônio disponibilizou a tribuna desta Casa aos demais colegas Vereadores, se assim desejarem.

O Vereador Marcos da Silva Marques (Marquinho da Saúde) cumprimentou a todos. Fez menção à Presidência do Vereador Saulo Corrêa. Achou importante a relação estabelecida com a Prefeitura, nesses dois anos. Fez menção aos problemas enfrentados pela Prefeitura, desejando que as coisas melhorem. Disse que a integração da Câmara com a Prefeitura nesses dois anos será a mesma ou maior ainda.

O Vereador Silvio Rogério Furtado da Graça (Silvio Graça) cumprimentou a todos. Parabenizou a nova Mesa Diretora. Destacou a união de nosso município, união de gestão e interlocução. Disse que nossa cidade avançou pela responsabilidade do Poder Executivo e Legislativo. Destacou os êxitos da Prefeitura: barreira da Serra da Glória, abertura do hospital, normatização financeira da Previdência Própria e recuperação do CAUC. Agradeceu e desejou boa noite a todos.

O Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva (Saulo Corrêa) parabenizou o Dr. Fábio Jorge, pelo seu aniversário.

A Vereadora Fabiani Medeiros Silva (Fabiani Vasconcellos) cumprimentou a todos. Disse que se sente muito honrada por ter feito parte da Mesa Diretora. Fez uma menção honrosa ao eterno Vereador Vitinho e ao seu marido Fabrício Vasconcellos. Fez menção ao exdeputado Felipe Bournier, que agora é Secretário de Esporte. Parabenizou o Vereador Saulo Corrêa, pela economia de mais de dois milhões e seiscentos mil reais.

O Vereador Marcelo Moreira de Oliveira (Marcelo Santa Isabel) cumprimentou a todos. Deu boas vindas ao Tenente-Coronel Ângelo Moreira e saudou o Major Rafael Barbosa. Parabenizou a nova Mesa Diretora e saudou o novo Presidente, Vereador Fábio Antônio.

O Vereador David Barbosa Nogueira (David Nogueira) cumprimentou a todos. Colocou-se como um soldado dessa nova Presidência. Disse que se sente muito honrado de ter feito parte da primeira Mesa Diretora. Fez menção aos 40.000 (quarenta mil) acessos numa sessão legislativa. Fez menção também às votações dessa Casa. Comentou sobre o novo Presidente desta Casa. Fez menção ao novo Regimento desta Casa, sem gastar um real. Fez menção também ao 7º lugar que esta Casa obteve em Práticas de Gestões Públicas.

O Vereador Aloysio Saulo Maria Infante de Jesus Breves Beiler (Dr. Saulo) cumprimentou a todos. Parabenizou a nova Mesa Diretora e deixou um desafio à mesma, que é economizar mais do que a Mesa anterior. Fez menção à meta desta Casa de comprar uma usina de asfalto.

A Vereadora Michelle Vieira Cabral da Silva (Michelle Cabral) cumprimentou a todos. Disse ao Vereador Saulo Corrêa que foi uma grande honra tê-lo como Presidente desta Casa, tecendo elogios ao mesmo. Falou que o Vereador Fábio Antônio é também um amigo que tem. Comentou sobre a união das famílias Graça e Corrêa, dizendo que Valença só teve a ganhar com isso. Fez menção ao trabalho do Prefeito e dos Secretários. Fez menção também à apreciação das matérias vindas do Executivo por esta Casa.

Em seguida, o Presidente Fábio Antônio passou a palavra ao VicePrefeito, Sr. Hélio Suzano, que cumprimentou a todos. Disse que é uma honra estar exercendo esse mandato de Vice-Prefeito. Quer se diferenciar de qualquer outro Vice-Prefeito. Quer trabalhar com o Prefeito Fernandinho Graça, ajudando a administração do mesmo. Desejou que o Vereador Fábio Antônio tenha a mesma “tocada” do Vereador Saulo Corrêa e desejou sucesso à nova Mesa Diretora.

Logo após, o Presidente Fábio Antônio passou a palavra ao Exmo Sr. Prefeito Municipal, Fernandinho Graça.

O Prefeito Fernandinho Graça cumprimentou a todos. Disse que se sente muito honrado por estar nesta Casa hoje como Prefeito. Falou ao Presidente Fábio Antônio que onde a Sarita estiver, vai sentir muito orgulho de seu filho. Fez menção à retirada da barreira da Serra da Glória, que teve a participação do Deputado André Corrêa. Fez menção também ao Hospital Maternidade, também fruto de um esforço do referido Deputado. Fez menção ainda ao Hospital Escola, que está muito mais humanizado. Disse que faz o possível para resolver ou amenizar os problemas de toda a população. Tem certeza que essa administração do Vereador Fábio Antônio vai ser de grande valia para esta cidade. Desejou que esse ano de 2019 seja muito melhor para a administração.

Em seguida, o mestre de cerimônias passou novamente a palavra ao Presidente Fábio Antônio, para que promova suas considerações finais e o encerramento oficial da Sessão Solene.

O Presidente Fábio Antonio agradeceu a todos os presentes, dizendo que sua gratidão e muito grande. Disse que esse legado que o Vereador Saulo Corrêa deixou já está entranhado nele. Fez menção ao estacionamento rotativo. Espera e vai fazer o máximo para não decepcionar ninguém. Disse ao Prefeito Fernandinho Graça que terá uma Câmara harmônica. Enviou um abraço a todos. Fez menção à economia feita pelo Vereador Saulo Corrêa.

Nada mais havendo a tratar, o Exmo. Sr. Presidente, Fábio Antônio Pires Jorge, encerrou a sessão, convidando o Vereador Saulo Corrêa para fazer a entrega de um cheque simbólico ao Prefeito Municipal, Fernandinho Graça. Eu, , Rosângela Maria Garcia Farany, Agente Técnico Legislativo, que redigi e digitei. E eu, , Rafael de Oliveira Tavares, 1º. Secretário, subscrevo. Valença-RJ, 03 de Janeiro de 2019.