Ata da Reunião Itinerante no Distrito de Barão de Juparanã
Aos cinco dias do mês de junho do ano de dois mil e dezenove, às dezoito horas, na Estação Ferroviária, reuniram-se sob a Presidência do Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça, os seguintes Vereadores: David Barbosa Nogueira, Fabiani Medeiros Silva, Marcos da Silva Marques, Rafael de Oliveira Tavares, Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva e Silvio Rogério Furtado da Graça.
O Presidente em exercício, Pedro Graça, agradeceu a presença de todos e iniciou a reunião com a oração do Pai Nosso.
Explicou o funcionamento da reunião itinerante, dizendo que após o término da mesma, levará todas as demandas ao Prefeito Municipal.
O Vereador Marquinho da Saúde cumprimentou a todos e disse que a primeira reunião itinerante realizada foi no Distrito de Juparanã, sobre a questão da Ponte do Desengano. Mencionou que está no distrito para fazer a mediação entre o Legislativo e o Executivo Valenciano.
O Vereador Silvio Graça cumprimentou a todos. Disse que é um prazer fazer parte da atual Câmara de Valença, que é a melhor Câmara Municipal do Estado do Rio de Janeiro e que é uma Câmara parceira do Executivo Municipal. Informou que o município receberá um recurso do PAHI, e que o mesmo atenderá os distritos de Valença. Comentou sobre as dificuldades do município.
O Vereador Prof. Rafael cumprimentou a todos. Mencionou que esta é a 15a. reunião itinerante. Comentou sobre a questão da Ponte do Desengano. Citou algumas demandas pontuais e pediu a participação da população para que informem as demandas do distrito.
O Vereador Saulo Corrêa agradeceu a presença de todos e disse que é um prazer estar no distrito. Comentou que seu pai iniciou sua vida como dentista em Juparanã. Informou que o orçamento da Prefeitura Municipal de Valença sofreu um aumento. Disse que Valença não aguenta mais as brigas políticas. Comentou sobre a situação que a população sofreu com a questão da Ponte do Desengano. Fez menção às suas parcerias com o Executivo, tais como a reabertura do Hospital Maternidade e o aporte para complemento dos salários dos servidores da Prefeitura.
O Vereador David Nogueira se apresentou à população. Fez menção à premiação da Câmara Municipal de Valença no TCE. Disse que é muito importante a realização da reunião itinerante, devido à dificuldade das pessoas em se descolar até a Sede do município. Comentou sobre a dificuldade que o momento político passa e das dificuldades que o distrito e o município vem passando. Elogiou os doze Edis, sobre a coragem de enfrentar a população. Informou que em breve será inaugurada uma UBS no distrito, com atendimento 24 horas, que será a maior do município.
A Vereadora Fabiani Vasconcellos cumprimentou a todos. Endossou a fala dos demais Vereadores. Fez menção à dificuldade dos moradores de distrito. Disse que a verba do PAHI atenderá também os distritos de Conservatória e Santa Isabel, além do Hospital Escola. Mencionou que esteve com o Secretário de Estado de Esporte do Rio de Janeiro e solicitou uma Academia ao Ar Livre em Juparanã.
O Vereador Pedro Graça se apresentou como motorista do Ex-Vereador e Ex-Prefeito Fernando Graça. Agradeceu ao povo de Juparanã pelos 511 votos que obteve. Comentou que dois dos seus três assessores residem em Juparanã, e que os mesmos levam as demandas do distrito até a Sede. Disse que vem fazendo uma parceria com o Prefeito Municipal, e que o mesmo está fazendo sua parte.
A Sra. Sônia, Presidente da Associação de Moradores, agradeceu à Câmara Municipal de Valença. Solicitou que seja colocado mais um horário de ônibus. Solicitou também que seja feito um convênio com o Hospital Escola de Vassouras, devido à proximidade com o município vizinho. Solicitou ainda o reparo de um bebedouro no Posto de Saúde e que o Prefeito consiga a liberação das cadeiras para o auditório.
O Ex-Vereador Naldo mencionou que em 2011 foi o Vereador mais atuante do Sul do Estado. Endossou os pedidos da Sra. Sônia. Disse que Valença possui um hospital de referência, mas que Vassouras é mais próxima para atender os moradores do distrito. Solicitou um médico no Loteamento, pois o Dr. Diogo não consegue atender a todos. Solicitou também a reforma da quadra e a extensão do cemitério. Solicitou ainda que fosse levada ao Prefeito a doação de um terreno para a construção de moradias populares.
O Sr. Valdir Rodrigues solicitou que seja encontrada uma solução para a água da localidade do Loteamento.
O Sr. Cosme solicitou a colocação de mais uma ambulância no distrito, uma solução para a água na localidade Beco Aristides Aguiar (Centro) e manobra de água na Rua Joaquim Mendes (Centro).
A Sra. Tânia esclareceu um mal entendido com o Vereador Prof. Rafael, sobre a fiscalização da merenda escolar, pois o mesmo não estava autorizado a fiscalizar. Solicitou ao Subprefeito a limpeza da Rua Ernestino de Aguiar.
A Sra. Jandira reclamou de um esgoto em seu quintal, na Rua Engenheiro Pedro Paulo, no. 103, Centro, pois o mesmo entope continuamente.
O Sr. Ismael solicitou a recuperação do calçamento da Rua H, no. 125, Loteamento e também a abertura de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, em Barão de Juparanã. Solicitou também que seja implementado atividades para os jovens do distrito.
O Sr. Francisco de Assis solicitou uma faixa de pedestre para a Escola Pedro Paulo Macedo e sinalização que ali há uma escola. Comentou sobre a péssima situação do CAIC em Barão de Juparanã.
O Sr. Antônio Cascata fez menção à falta de tratamento da água do distrito. Disse que os canos de água que abastece o distrito estão deteriorados. Reclamou do péssimo estado da ambulância que atende o distrito.
O Sr. Eduardo solicitou que seja feita uma política pública planejada para os moradores do distrito e que seja colocada a iluminação na quadra. Solicitou um médico para atender a população 24 horas no distrito ou 03 socorristas. Solicitou também a implantação do ensino do 6o ao 9o ano e maior estrutura ao Subprefeito.
A Sra. Geni disse que a comunicação da Prefeitura Municipal de Valença é péssima e que o Prefeito vem pouco ao distrito. Falou que sabe das dificuldades da Prefeitura. Solicitou mais transparência nos destinos dos recursos. Solicitou também um mutirão de limpeza mensal no distrito e que seja feita uma fiscalização para os moradores com relação ao lixo fora dos dias de coleta. Solicitou ainda a presença de um Guarda Municipal para conservar a praça do distrito, criação de banheiros públicos com fraldários ao lado da Subprefeitura e maior atuação dos Agentes de Zoonoses.
A Sra. Jucilene solicitou à Secretária de Ação Social que dê continuidade aos cursos de capacitação de Assistente Administrativo, conveniado com a FIRJAN/SENAI.
O Sr. Eronildo solicitou o aumento de funcionários na Subprefeitura do distrito e recolocação dos bancos da Subprefeitura. Solicitou também a limpeza da vala da Rua Engenheiro Pedro Paulo e iluminação pública na Rua Manoel de Macedo, no. 5.
A Sra. Carla Madeira solicitou um melhor atendimento da empresa de ônibus que atende o distrito, pois os ônibus estão sempre apresentando defeitos. Solicitou ainda a implantação de uma agência dos Correios e um Banco 24 horas.
Logo após a população apresentar as demandas do distrito, os Edis se despediram e agradeceram a presença de todos, afirmando que todas as solicitações serão encaminhadas ao Sr. Prefeito Municipal.
Eu, , Élio Vinicio de Carvalho, que redigi e digitei. E eu, , Rafael de Oliveira Tavares, 1o. Secretário, subscrevo. Valença-RJ, 05 de Junho de 2019.