Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Valenciana Recebe Medalha Tiradentes

Valenciana Recebe Medalha Tiradentes

por vla última modificação 02/10/2017 14h14
Solenidade homenageou Sra. Aidil Martins Costa da Silva

No dia 29/09 (Sexta-Feira) aconteceu às 18hs no Plenário desta Casa de Leis, a solenidade de entrega da Medalha Tiradentes e Respectivo Diploma à Sra AIDIL MARTINS COSTA DA SILVA.

A Srª Aidil é moradora do bairro de Chacrinha, Técnica de Enfermagem que desde 2004 desenvolve um trabalho de acompanhamento à pacientes com câncer.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal Saulo Correa, o Deputado Estadual Gothardo Netto, a Secretária Municipal de Saúde, Drª Soraia Graça e convidados da homenageada.

HISTÓRIA

A Medalha Tiradentes é uma honraria concedida pelo Governo e destinada a premiar pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro.

A medalha foi instituída pela Resolução Nº 359 de 1989, em 8 de agosto de 1989, e sua entrega é realizada apenas uma vez por ano, sempre no dia 21 de abril, dia de Tiradentes, sendo a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

As características da medalha são: no anverso é identificado com a efígie do Protomártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier e a legenda Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e, no reverso, a inscrição Libertas Quae Sera Tamen, circundada pelo contorno geográfico do Brasil, e ao receber a medalha, o honrado também recebe um diploma para a certificação do evento.